Depressão tem cura? Constantemente ouço esta pergunta de pacientes, familiares ou mesmo de outras pessoas que sabem que atuo na área da saúde mental. Esta é uma dúvida muito frequente e para respondê-la é necessário que antes entendamos o que significa curar.

De acordo com o dicionário de língua portuguesa Houaiss, podemos entender cura como sendo: (1) o reestabelecimento da saúde, (2) um estado de melhora, remédio, solução, (3) correção de um defeito ou problemas de comportamento.

A partir destas definições podemos entender que se conseguirmos fazer os sintomas da depressão desaparecerem conseguimos curar a depressão. Porém não é tão simples assim.

Existem depressões que ocorrem como uma reação a fatos ou situações difíceis, e que uma vez tratadas a pessoa pode voltar a viver sua vida e não mais apresentar nenhum episódio de depressão. Porém as estatísticas demonstram que de todas as pessoas que apresentam um episódio de depressão, 50% terão um novo episódio em algum momento da vida. As pesquisas também demonstram que quanto mais episódios de depressão alguém tem, maiores as chances de ocorrer uma recaída.

Portanto é necessário ter em mente que a depressão também pode se tornar uma doença crônica, e como tal não tem cura. Isto significa que não há o que fazer então? Claro que não. Assim como em outras doenças crônicas como diabetes, hipertensão, etc. é possível ter uma vida normal e de qualidade, desde que se tome alguns cuidados.

É de fundamental importância para uma plena recuperação da depressão, ou nos casos mais graves para a manutenção de um estado de saúde, com qualidade de vida, o tratamento do quadro depressivo, que deve ser feito principalmente através da terapia, onde poderemos atuar nas causas da depressão, diminuindo ou eliminando seus sintomas.

Resumindo então, quando falamos em cura da depressão estamos falando de um tratamento que permita a pessoa viver com qualidade e satisfação sua vida, ainda que exista uma vulnerabilidade que necessite de atenção e acompanhamento para evitar o retorno do quadro depressivo.