Sentir ansiedade é uma experiência humana e universal. Todos sentimos ansiedade. A ansiedade é uma experiência subjetiva, muito associada ao medo e a outros estados emocionais similares. Todos sentimos ansiedade em diversos momentos da vida.

A ansiedade aparece quando nos sentimos ameaçados, na expectativa de alguma situação negativa ou quando percebemos sinais de perigo à nossa volta, sejam eles reais ou apenas interpretações nossas.

Ansiedade Patológica

A ansiedade somente se torna um problema quando este mecanismo que nos alerta para perigos em potencial age de forma excessiva, desproporcional, de forma não adaptativa, seja para ameaças percebidas como internas ou externas, o que leva a um grau de sofrimento intenso e desnecessário. Este estado faz com que não consigamos relaxar, descansar ou aproveitar muitas experiências da vida.

Os transtornos da ansiedade atingem 19% da população de São Paulo. Isto significa que em cada 5 pessoas, uma vivencia de forma patológica alguma forma de ansiedade, o que acaba por acarretar prejuízos e sofrimento em diversas áreas da vida.

Sintomas da Ansiedade

Sintomas cognitivos ou emocionais

• Vivencia de medo, angustia, preocupação constantes
  • Percepção de uma grande variedade de situações como ameaçadoras
  • Expectativa constante por resultados desfavoráveis em diversas situações de vida
  • Tendência a se deter e hipervalorizar os aspectos negativos e/ou ameaçadores das situações do cotidiano
  • Estado de constante tensão, inquietação, opressão e desconforto subjetivo
  • Preocupações exageradas
  • Insônia
  • Insegurança
  • Irritabilidade constante
  • Dificuldades de concentração e queda no rendimento escolar ou profissional
  • Entre os diversos sintomas físicos da ansiedade podemos destacar:
  • Sensação de falta de ar
  • Taquicardia
  • Dificuldade para engolir
  • Boca seca
  • Náusea, tontura ou vertigem
  • Desconforto abdominal
  • Dor no peito
  • Sensação de desmaio
  • Dores musculares, podendo ser localizadas ou generalizadas, devido ao excesso de tensão muscular

Saiba mais sobre os sintomas da ansiedade

Tratamento para a ansiedade

Os tratamentos para ansiedade podem ser divididos basicamente em dois tipos:

Tratamentos com medicação: Tratamento que auxiliam a diminuir os sintomas desencadeados pela ansiedade, porém que sozinhos não ajudam a pessoa a aprender formas mais eficientes de lidar com este sentimento.

Tratamento com psicoterapia: Tratamento que busca ajudar a pessoa a entender os motivos da ansiedade, a modificar a forma de perceber e lidar com esta situação, auxiliando o indivíduo a ir desenvolvendo ferramentas e habilidades para enfrentar de forma mais eficiente está dificuldade e superá-la.

Em casos mais graves pode ser necessária a combinação dos dois tipos de tratamento para que bons resultados possam ser alcançados.

Saiba Mais

Confira nossos artigos sobre ansiedade