O que é Depressão?

A tristeza, assim como outros sentimentos desagradáveis a que estamos sujeitos a experimentar, é algo natural, universal e humano, está ligada a experiências de dor e sofrimento, tende a ser passageira e não compromete de forma significativa outros aspectos da vida mental (como memória, raciocínio lógico, etc.) e nem o funcionamento integral da pessoa.

Já o termo “depressão” deriva do latim “deprimire” e significa pressionar para baixo. O que demonstra que rebaixamento do humor é tido como sintoma fundamental para esse diagnóstico.

Depressão é um estado de tristeza e desânimo constante, que não melhora durante mais de um mês, causando prejuízo na rotina, atividades e nos relacionamentos pessoais.

É o mais frequente dos transtornos mentais, atingindo 10% da população.

Causas da Depressão

A depressão pode sem que consigamos identificar um motivo concreto para tal, ou após a ocorrência de algum episódio marcante ou como decorrência de momentos difíceis de vida. Pode não ter uma causa única e na maioria dos casos decorre de uma combinação de fatores externos e internos para se manifestar.

Sintomas de Depressão

Aqui listamos alguns sintomas que podem ajudar a ter algum indicativo da presença de depressão:

• Sensação persistente de tristeza, angústia e/ou vazio;
  • Desânimo e choro;
  • Desesperança e pessimismo;
  • Perda da capacidade de sentir prazer;
  • Inquietação, ansiedade ou irritabilidade;
  • Falta de sentido na vida;
  • Insegurança, medos e indecisões;
  • Baixa autoestima;
  • Diminuição da libido;
  • Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • Insônia ou sonolência excessiva;
  • Dores crônicas ou sintomas físicos difusos e persistentes;
  • Preocupação excessiva com doenças;
  • Pensamentos sobre morte ou suicídio;
  • Plano ou tentativa de suicídio.

Tratamento para Depressão

Existem diferentes formas de tratamento para a depressão, porém a psicoterapia é parte fundamental da recuperação, sendo reconhecida por diversas pesquisas como o tratamento mais eficaz para a depressão; sendo que nos casos mais graves é aconselhada associação com antidepressivos para melhores resultados.