O que é Stress?

O stress é uma reação que ocorre diante de qualquer desafio, real ou imaginário, que envolve aspectos físicos e emocionais da pessoa ocasionando desgaste. Também pode ser definido como um estado de tensão mental e física que produz um desequilíbrio no funcionamento global do ser humano e enfraquece seu sistema imunológico, deixando-o sujeito a doenças e infecções. (1). O stress pode ocorrer de forma aguda, como reação a alguma situação específica e passageira ou de forma crônica, gerando um estado de tensão constante com graves consequências para a saúde.

Causas do Stress

O stress pode ser ocasionado por diversos fatores, tanto externos quanto internos. Na maioria das vezes está relacionado à forma como a pessoa se relaciona com o mundo e com o meio à sua volta. Pode ser ocasionado por situações ou momentos de vida reais, ou então por uma percepção distorcida dos fatos e acontecimentos, que leva o indivíduo a viver em um estado constante de tensão e preocupação. Mesmo situações positivas de vida, mas que necessitam de grande adaptação podem levar ao stress

Dentre os diversos motivos que levam alguém a desenvolver uma condição de stress podemos citar:

Fatores Externos

• Relações mal resolvidas
  • Perdas (emprego, dinheiro, prestígio, etc.)
  • Dificuldades financeiras
  • Excesso de trabalho
  • Mudanças de vida (morte, nascimento de filhos, separação, aposentadoria)
  • Excesso de responsabilidades

Fatores Internos

• Pessimismo
  • Perfeccionismo
  • Ideias pre-concebidas
  • Ciúmes
  • Pressa
  • Um modo de viver e ver o mundo gerador de stress

Sintomas do Stress

Existem sintomas que ocorrem durante um episódio agudo de stress que são mais fáceis de identificar, porém outros sintomas costumam aparecer apenas nos estágios mais graves de quadros de stress, sendo mais difícil relacioná-los com o stress. Listamos aqui alguns exemplos:

• Dificuldades para dormir ou dormir muito pouco
  • Falta de interesse por atividades que antes eram de seu interesse
  • Cansaço físico e mental que não melhora com descanso ou sono
  • Queda na produtividade e rendimento no trabalho
  • Perda de criatividade, dificuldades de memória

Saiba mais sobre os sintomas do Stress: Quais são os sintomas do stress?

Tratamento para o Stress

O tratamento para o stress consiste basicamente em um tratamento em psicoterapia, onde a pessoa poderá com a ajuda de um profissional identificar quais são os fatores que estão gerando o stress e aprender formas de modificar estes fatores quando possível, ou então forma novas de lidar com eles, para diminuir seu impacto e seu efeito sobre sua vida.

Dependendo do estágio ou da gravidade em que se encontra o stress o tratamento pode necessitar da intervenção de mais de um profissional, como médicos, nutricionistas, etc.

Saiba mais sobre: Tratamento para o stress.